quinta-feira

Contos e Cantos com Celina Pereira

Celina Pereira ensinando algumas expressões em crioulo



No passado dia 19 de Novembro, tivemos o privilégio de receber na nossa escola, mais concretamente no auditório, a cantora, contadora de estórias, jornalista de rádio e também escritora, de seu nome Celina Pereira. Celina cantou e encantou a audiência (constituída pelas turmas do 5.ºB, E e C ), contando a sua própria história pessoal, que passou pelos EUA, pela Holanda, por Itália e, finalmente, por Portugal onde reside há mais de 40 anos. As palavras interculturalidade, multiculturalidade e lusofonia encheram a sala. A nossa convidada, nascida em Cabo Verde, ensinou e relembrou os nossos alunos (e professores) algumas expressões em crioulo, como por ex.: [Nha cretcheu]=[Meu amor].

A sessão continuou, a pedido dos alunos, com a Celina Pereira a cantar a “Sodade”, de Cesaria Evora:

[Quem mostra' bo Ess caminho longe? Quem mostra'bo Ess caminho longe? Ess caminho Pa Sao Tomé Sodade sodade Sodade Dess nha terra Sao Nicolau Si bô 'screvê ...].

Este foi, sem dúvida, um dos momentos altos da tarde! Sabiam que esta canção é uma morna? A morna é uma canção que identifica Cabo Verde, tal como o fado identifica Portugal. Cabo Verde é um país de emigração e, por isso, as pessoas sentem saudade, logo a morna fala-nos de saudade, amor, tristeza, alegria…. Mas a sessão não ficou por aqui, porque Celina também nos encantou com a estória tradicional “Ananzi”. A Celina deixou-nos a nós também muitas sodades e, por isso, esperamos que volte depressa. :)
Celina Pereira contando a estória de Ananzi (excerto)

3 comentários:

Unknown disse...

O espetáculo foi muito giro bom trabalho, estimadíssima professora professora Filomena Benildes.

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Olá
Sou do JI/EB1 pòvo ada Galega e fiquei muito entusiasmada por saber que a Celina Pereira foi à vossa escola, pois eu conhecia-a como cantora. Como posso ter o contacto dela? Se puderem dizer-me ...
Boa actividade, tem a vossa escola. Parabéns

BE/CRE de Nun'Álvares disse...

Olá Galega Encarnada! Bem-Vinda ao blogue e obrigada pelas palavras de incentivo. Claro que lhe dou o contacto da Celina Pereira, mas para isso deixe-me o seu e-mail que eu lhe farei chegar o pedido.

Visitantes