sexta-feira

Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro


O Dia Mundial da Alimentação foi assinalado através da leitura de um conto tradicional tão bem conhecido pelos adultos: “O Caldo de Pedra”, numa adaptação rimada da autora Maria Teresa dos Santos Silva. Quem não conhecia tão bem este conto e o frade eram os meninos do 1.º Ciclo da nossa escola. Assim, neste dia, as turmas do 1.º A (na foto), do 2.º A, 2.º B e 3.º A, acompanhadas pelas professoras Fátima Pina, Susana Pereira, Helena Magro e Sandra Rodrigues ouviram e viram, na BE/ CRE, a história e ficaram a conhecer os seus “ingredientes”: a pedra, a panela, a água, a lareira, o unto, o sal, as couves e o chouriço.

“Pôs-se a comer e o beiço a lamber, até que se viu o fundo do panelão.
Só mesmo a pedra é que ele deixou.
- Senhor frade, então a pedra, não come?
– A pedra vai comigo! Vai servir de novo para matar a fome!”

2 comentários:

Isabel Camacho Marques disse...

Quando as crianças fazem silêncio, pondo-se à escuta das palavras que uma boca entoa, abre-se uma porta para a imensidão da cultura organizadora das vivências. Sabemo-nos felizes por nesses momentos de sossego estar a instruir-se nos nossos alunos a criação interior. Colegas, bem-hajam!
Isamares

BE/CRE de Nun'Álvares disse...

Obrigada Isabel, é um privilégio trabalhar com pessoas como tu: que têm o condão de "ver" positivo e a graça de o partilhar.

Visitantes